O franchise do game Angry Birds da Rovio Entertainment é enorme – vendeu 8 milhões de cópias somente no dia de Natal. Estes jogos estão em smartphones, tablets, PC’s e até consoles. Mal é possível sair na rua sem encontrar alguém jogando Angry Birds no seu smartphone, ou encontrar algo sobre eles nas lojas. Com tudo isso, quem seria capaz de deixar a Rovio nesta altura de sucesso?
Tuomas Erikoinen, Ilkka Halila e Antti Stén fizeram isso mesmo. Todos eles deixaram seus empregos na Rovio Entertainment para formar em conjunto a Bloomlagoon, que até já tem um novo game para dispositivos móveis com iOS.
Segundo os três desistentes da Rovio, as diferenças não são muitas. Na verdade todos estão fazendo basicamente o mesmo que antes, seguindo até a mesma rotina na produção. Embora desta vez não haja ainda uma equipe como departamento de marketing por exemplo para enviar o trabalho em determinados formatos ou coisas assim. Eles fazem tudo.
A experiência é no entanto mais aliciante. Segundo eles, querem uma equipe pequena, mas com pessoas especiais que possam se adaptar ao grupo de desenvolvedores facilmente.
“quando a empresa está crescendo muito rápido, você tem que ter hierarquias claras e, provavelmente, adicionar alguma burocracia lá dentro, e isso parece estagnar um pouco as coisas e as tornando mais formais” diz Halila. “Mas eu acho que você pode evitar isso, se tiver algum cuidado a empregar pessoas realmente excelentes, que se encaixem na mesma cultura interna, em vez de um tipo de hiper expansão muito rápida”.
O game Noble Nutlings foi desenvolvido em cerca de 2 meses e meio e na verdade não sai muito do gênero de jogos como o Angry Birds, que entretanto faz sucesso com seu top 6 games (Angry Birds; Angry Birds Star Wars; Bad Piggies; Angry Birds Rio; Angry Birds Seasons e Angry Birds Space).